EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS


Toda organização, visando lucro ou não, precisa determinar preços para seus produtos e serviços. O preço pode ter muitos nomes diferentes: aluguel, mensalidade, honorários, passagens, corridas, tarifas, juro, pedágio, salário, comissão, remuneração, entre outros. De acordo com por Kotler e Armstrong, no livro Princípios de Marketing, ao escolher uma estratégia de formação de preços, certamente a empresa considerará os seus objetivos individuais, além de outros aspectos relacionados ao seu produto ou serviço, tais como: número de concorrentes; preço praticado pelos concorrentes; aceitabilidade do produto no mercado; entre outros.

 

Então, de acordo com esses autores, se a estratégia escolhida pela empresa for a determinação de preços baseada no valor, ela deverá se preocupar com?

 


A empresa deverá conhecer claramente os custos de produção, distribuição e venda do produto somados a uma taxa de retorno de seu esforço e risco.


A empresa deverá ter um entendimento completo sobre o processo inflacionário brasileiro, principalmente se for uma organização tomadora de empréstimos no mercado.


A empresa, nesta estratégia, acrescenta atributos e serviços de valor agregado para diferenciar suas ofertas, nesta direção ela poderá justificar preços mais altos.


A empresa deverá se preocupar com os tributos que incorrerá no processo de fabricação, uma vez que a carga tributária no Brasil, em todos os setores, é muito alta.


A empresa deverá ter um entendimento completo do valor que um produto ou serviço cria para os clientes.

Dentre os nossos estudos, abordamos a importância de se fazer um plano de marketing correto, eficaz e ponderado. Ao elaborá-lo, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a:

 


aumentar os custos de transação e tempo, de forma que as negociações sejam discutidas a cada vez.


constituir um clima de relacionamento desfavorável, em curto prazo, com clientes, distribuidores e atendentes.


destacar os laços econômicos, técnicos e sociais entre os membros da organização, em suas campanhas de propaganda a curto prazo somente.


desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo.


devido à uma reformulação nos preços, será alterada a forma de recebimento das vendas somente para pagamento à vista.